Evolução meteórica: a trajetória de Elen Naomi até a prata no Brasileiro de Curling

19 de agosto de 2022

Cria da Arena Ice Brasil, Elen Naomi ficou com a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Curling (Foto: Grasiela Gonzaga)

O Campeonato Brasileiro de Curling 2022 ficará marcado como o primeiro realizado no Brasil, mas também o primeiro pódio de uma atleta formada nas pistas da Arena Ice Brasil. Logo na estreia, Elen Naomi Sumi conquistou a medalha de prata, junto do experiente Ricardo Losso.

Elen conta que buscava uma atividade física para praticar quando encontrou o curling. Nenhum esporte a empolgava, mas ao ver a modalidade pela televisão sentiu identificação. Frustrou-se na sequência, porém, quando percebeu não haver local para treinamento no país. Em fevereiro de 2020, com a inauguração da Arena Ice Brasil, o encontro finalmente aconteceu. “Saí acabada da primeira clínica. Corpo inteiro dolorido, mas feliz da vida. Desde então, exceto pelo período em que a Arena permaneceu fechada por conta da pandemia, não parei mais”, conta.

A persistência no esporte foi o caminho para que Elen chegasse no Campeonato Brasileiro tão preparada quanto os atletas com mais experiência. Elen foi finalista da competição na categoria duplas mistas, junto de Ricardo Losso. “A conquista da medalha foi emocionante e uma honra poder vivenciar momentos inesquecíveis com atletas de elite e amigos que conheci”, celebra, sempre grata aos profissionais da Arena Ice Brasil.

Elen (D), junto da dupla, Ricardo Losso, e de Cláudio Alves e Thaisa Lima (Foto: Marcelo Macaue)

A parceria com Losso também é objeto de destaque na conquista da medalha de prata. A dupla se conheceu apenas um dias antes da estreia no Campeonato Brasileiro, mas a mescla da experiência do atleta com a determinação da novata funcionou. “Ele passou muita serenidade e tranquilidade, tanto antes quanto durante as partidas, me orientava a cada jogada, falava para não me sentir pressionada e me divertir. Eu não poderia ter tido um parceiro melhor.”

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

23/01/2025

Bindilatti e Martins abrem Copa América com quarto lugar

Na manhã desta quinta-feira (23) o Brasil entrou em ação com dois trenós na prova de two-men na Copa América de bobsled em Lake Placid, nos EUA. A melhor colocação foi dos experientes Edson Bindilatti e Edson Martins. Além deles, o piloto Gustavo Ferreira, junto com Luis Bacca, terminaram na 13ª colocação geral. A dupla… Leia mais »

Ler mais

22/01/2025

Natalia e Jayin se aproximam do índice para o Mundial

Natalia Pallu-Neves e Jayin Panesar conquistaram mais um resultado próximo do índice para o Mundial de Patinação Artística. Nesta quarta-feira (22), a dupla brasileira da dança no gelo conseguiu suas melhores marcas pessoais na Ephesus Cup em Izmir, na Turquia. Com um total de 156.13 pontos, os brasileiros terminaram a competição em quarto lugar, a… Leia mais »

Ler mais

21/01/2025

The Global Girls’ Game 2025 na Arena Ice Brasil tem inscrições abertas

A Federação Internacional de Hockey no Gelo (IIHF) organiza anualmente o Global Girls’ Game, e vento mundial que conecta atletas de hockey no gelo em uma partida amistosa. Federações e confederações ao redor do mundo colaboram para realizar jogos locais, onde duas equipes se enfrentam usando uniformes de cores distintas — branco e azul. Mas… Leia mais »

Ler mais