Jogos Pan-americanos Rio 2007 inspiraram nome de atleta em Gangwon 2024

25 de janeiro de 2024

Via COB 

Marina Ziehe/COB

Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 foram um marco para o esporte olímpico brasileiro. Muitas pessoas e atletas foram influenciados pela vivência do primeiro dos megaeventos esportivos que o Brasil recebeu nos últimos 20 anos, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016. Inclusive de alguém que nasceu no ano da realização do evento e já adquiriu experiência olímpica. É o caso de Caue Miota, atleta brasileiro do skeleton, que se despediu da Coreia do Sul nesta quarta-feira, 24, depois do 17º lugar em sua prova. O nome dele foi escolhido por causa do nome do simpático sol que era a mascote do Pan do Rio.

“Eu descobri por causa de um trabalho da escola, em que pediram para gente perguntar sobre a origem do seu nome. Aí meu pai (Thiago Miota) contou da história da mascote dos Jogos Pan-americanos, da origem indígena e eu gostei muito do que tem por trás do meu nome”, contou o atleta.

Caue Miota com conjunto das medalhas de Gangwon 2024 – Foto: Marina Ziehe/COB

Cauê significa “Salve” em tupi e era uma saudação que os indígenas usavam. O inusitado é que o nome da mascote foi escolhido por meio de enquete que teve a duração de 23 dias em urnas instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Porto Alegre, São Luís e Florianópolis e também por votação pela internet. O nome teve 38% dos votos e foi divulgado com transmissão ao vivo no dia seis de agosto de 2006. O atleta de skeleton Caue viria ao mundo no dia três de março de 2007.

“Meu nome ia ser Daniel, eu acho. Meu pai falou que amou o nome, principalmente porque tem origem indígena, e aí resolveu mudar para Caue. Aí criou uma tradição… Meu irmão é Caique e tenho uma irmã que era pra ser Clara, pra ser tudo com C, mas virou Kiara, que tem o som igual”, contou rindo o atleta.

Cauê, mascote dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 – Foto: Reprodução

De acordo com os criadores da mascote, o sol foi o escolhido por representar o cenário carioca, o espírito do brasileiro e símbolos olímpicos, como a tocha, o ouro e o conceito de campeão. Era a primeira vez que uma mascote pan-americana não representava um animal típico do país. E o menino que tem o nome de uma mascote baseada no Sol se tornou um atleta de esporte de gelo. Contradição? Não para Caue.

“Virei um atleta de gelo que mora no Canadá, no frio, o oposto. Mas eu nasci no Brasil, não no Rio, mas em Salvador, na Bahia, que também é uma cidade em que o sol reina, morei 10 anos lá. Mesmo que faça esporte de gelo e more no Canadá, sou brasileiro, é minha terra, a terra que nasci”, contou Caue.

“E é muito legal saber que estou ligado ao esporte desde a origem do meu nome. Vou seguir treinando, evoluindo e buscar uma nova experiência olímpica”, completou.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

26/04/2024

Arena Ice Brasil Recebeu a Atleta Brasileira de Skeleton Nicole Silveira

Nesta sexta-feira (26), Nicole Silveira, atleta de Skeleton do Brasil, esteve na Arena Ice Brasil e falou um pouco sobre sua carreira para atletas e convidados da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais

26/04/2024

Seleção Brasileira de Hockey no Gelo Visita Embaixada Brasileira em Bratislava

A Seleção está no país disputando a IIHF Development Cup 2024

Ler mais

25/04/2024

Veja o Cronograma da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Durante os dias 26-29 de abril, acontece na Arena Ice Brasil, em São Paulo, a Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais