HISTÓRICA! Nicole Silveira alcança o melhor resultado dos desportos no gelo do Brasil em Jogos Olímpicos

12 de fevereiro de 2022

Foto: Wander Roberto/@ANOC Olympic

O melhor resultado da história dos desportos no gelo do Brasil foi garantido neste sábado (12). Na primeira edição de Jogos Olímpicos de Inverno da carreira, Nicole Silveira somou o tempo de 4:10.48 após quatro descidas na pista do Yanqing National Sliding Centre, na China, e garantiu o 13º lugar na competição. O resultado foi também o segundo melhor da história do país levando em conta todas participações olímpicas de inverno: Isabel Clark, da neve, foi nona no snowboard em 2006.

Atleta de inúmeros esportes antes de chegar ao skeleton, Nicole só iniciou na modalidade após tentar a classificação para os Jogos de 2018 no bobsled. A curta carreira, porém, não é problema para a brasileira. Extremamente constante, a gaúcha fez quatro boas descidas ao longo de dois dias e conseguiu, assim, acabar à frente de atletas de países com muito mais tradição na modalidade, como China, Canadá, Bélgica e Letônia.

Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Para chegar ao 13º lugar histórico foi necessário muito sangue frio. Depois de cair para a 15ª posição na terceira descida, Nicole chegou à quarta competindo apenas com as 20 melhores. Mas dividir a finalíssima com as gigantes do esporte não assustou a brasileira, que aos poucos foi percebendo o top-13 um sonho real.

“Se o meu treinador tivesse me dito, quando eu comecei, que o objetivo era chegar aos Jogos Olímpicos e que terminaria em 13º lugar, na frente de grandes nomes, eu não iria acreditar. Mas vendo o que consegui aprender e fazer aqui, mostra que tenho potencial e muito ainda a aprender. Para as próximas temporadas já estou muito animada e já quero começar de novo”, disse Nicole.

Com um novo ciclo pela frente, Nicole já tem como grande objetivo os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, em 2026. A atleta de 27 anos terá 31 na edição italiana.

Foto: Wander Roberto/@ANOC Olympic

TEMPO DAS DESCIDAS

DESCIDA 1: 1:02.58
DESCIDA 2: 1:02.95
DESCIDA 3: 1.02.55
DESCIDA 4: 1.02.40
TOTAL: 4:10.48

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

23/01/2025

Bindilatti e Martins abrem Copa América com quarto lugar

Na manhã desta quinta-feira (23) o Brasil entrou em ação com dois trenós na prova de two-men na Copa América de bobsled em Lake Placid, nos EUA. A melhor colocação foi dos experientes Edson Bindilatti e Edson Martins. Além deles, o piloto Gustavo Ferreira, junto com Luis Bacca, terminaram na 13ª colocação geral. A dupla… Leia mais »

Ler mais

22/01/2025

Natalia e Jayin se aproximam do índice para o Mundial

Natalia Pallu-Neves e Jayin Panesar conquistaram mais um resultado próximo do índice para o Mundial de Patinação Artística. Nesta quarta-feira (22), a dupla brasileira da dança no gelo conseguiu suas melhores marcas pessoais na Ephesus Cup em Izmir, na Turquia. Com um total de 156.13 pontos, os brasileiros terminaram a competição em quarto lugar, a… Leia mais »

Ler mais

21/01/2025

The Global Girls’ Game 2025 na Arena Ice Brasil tem inscrições abertas

A Federação Internacional de Hockey no Gelo (IIHF) organiza anualmente o Global Girls’ Game, e vento mundial que conecta atletas de hockey no gelo em uma partida amistosa. Federações e confederações ao redor do mundo colaboram para realizar jogos locais, onde duas equipes se enfrentam usando uniformes de cores distintas — branco e azul. Mas… Leia mais »

Ler mais