Gangwon 2024 prova que esportes de inverno criaram um sistema sustentável no Brasil

22 de janeiro de 2024

Via COB

Marina Ziehe/COB

Edson Bindilatti, do alto de cinco participações em Jogos Olímpicos de Inverno no bobsled, sendo a primeira em Salt Lake City 2002, gosta de usar a expressão “quando cheguei aqui, tudo era mato”. Isso significa que o caminho dele e dos demais atletas brasileiros naquele período, incluindo Emílio Strapasson, pioneiro do skeleton no Brasil, ainda era bastante complexo e esporádico. E em Gangwon 2024, os dois estão atuando como treinadores das modalidades que ajudaram a colocar no cenário internacional. André Luiz e Luís Felipe, do bobsled, e Caue Miota e Eduardo Strapasson, do skeleton, terão nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024 um cenário bem diferente do que Emílio e Edson encontraram no começo nas modalidades de gelo e que começou a mudar há cerca de 10 anos, com a profissionalização da gestão da CBDG.

“Quando eu comecei, o esporte ainda era pouquíssimo conhecido no Brasil. Com o tempo, fui vendo o quanto o Brasil poderia crescer na modalidade e ainda acredito que estamos no começo. Quero ver muito mais jovens praticando”, analisou Bindilatti. “Acredito que a minha presença como técnico traz muito mais conforto e tranquilidade para eles. Na minha época, não tinha alguém experiente e que falava a minha língua para me ensinar. Hoje posso passar muitos detalhes de treinamento e pilotagem em português que dificilmente eles encontrariam se a gente não tivesse entrado nas competições lá atrás”, completou.

“Jogos Olímpicos da Juventude são realmente uma incrível ação para envolver os jovens atletas nas nossas modalidades. A partir de 2016, entendemos que é uma grande oportunidade de fomentar os esportes e formar os nossos futuros campeões. A seleção e qualificação de atletas uma prioridade dentro da sua estratégia. Mas temos potencial para crescer ainda mais em participação e resultados”, analisou Emílio. “Depois de 20 anos, fico feliz em ver que muito do conhecimento adquirido ao longo do caminho, hoje, posso compartilhar com os nossos jovens atletas. Mesmo com questões fora da pista, como minha amizade de longa data com o treinador espanhol, que nos proporcionou uma parceria muito importante e fundamental para a qualificação no skeleton”, contou.

Era impensável há 20 anos que o Brasil teria 17 atletas com menos de 20 anos reunidos em evento multiesportivo do tamanho dos Jogos Olímpicos. Parte desse trabalho se deve justamente aos pioneiros que, agora, atuam na captação e capacitação de talentos dentro e fora do Brasil. Mas não só eles. Os atletas atuais, como Nicole Silveira, estão trabalhando nesse sentido.

“Os ex-atletas são obstinados e apaixonados e, por isso, precisam continuar presentes mesmo depois de parar de competir. Essa sequência, especialmente nas nossas modalidades, depende de envolvimento. Assim, se cria uma história e uma cultura que tende a crescer em resultados e número de atletas. O meu papel como ex-atleta é apresentar o skeleton, seja dentro ou fora de casa, para que mais e mais jovens se desafiem a representar o Brasil e conquistar o mundo!”, observou Strapasson.

“Termos os atletas mais experientes e ex-atletas trabalhando para detectar jovens com potencial para a práticas das modalidades de inverno é essencial. Temos um olhar mais fino para identificar bons atletas porque sabemos exatamente quais têm mais probabilidade de ter um bom desempenho. Não é um olhar somente para a parte física, mas também como eles lidam com outras pessoas, a parte mental, entre outros requisitos importantes para as especificidades do esporte de gelo”, contou Bindilatti.

As Confederações Brasileiras de Desportos no Gelo e na Neve dão espaço para que profissionais possam se especializar no trabalho com os esportes de inverno. Em seu Centro de Treinamento, em São Paulo, a CBDG ofereceu cursos para profissionais interessados em se tornar treinadores de curling e patinação no ano passado. Para 2024, estão previstas aulas para a formação de técnicos de hóquei no gelo.

Atualmente, com a visibilidade das modalidades e com mais atletas praticando – a CBDG saiu de 100 atletas filiados para mais de 600 em dois anos, por exemplo – há uma lacuna de profissionais especializados para as comissões técnicas e administração. Além de treinadores e gestores que dominem as necessidades específicas dos esportes de inverno, se os demais profissionais tiverem a vivência das modalidades de gelo e neve, eles poderão agregar muito mais soluções para o desenvolvimento das modalidades.

“Cada modalidade tem sua peculiaridade, mas é cada vez mais tangível a possibilidade de se fazer uma carreira como treinador ou gestor de modalidades de inverno no Brasil. Mesmo na área de preparação física direcionada às disciplinas de gelo em neve, existe demanda por profissionais. Queremos seguir a trajetória de crescimento para que o ecossistema dos esportes de inverno sejam cada vez mais relevantes no Brasil”, analisou Emílio.

“Precisamos de mais profissionais para os esportes de inverno. O número de atletas vem crescendo, mas ainda sentimos falta de profissionais capacitados para determinadas modalidades. O lado bom é que estamos aqui para auxiliar e capacitar estes profissionais”, completou Bindilatti.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

26/04/2024

Arena Ice Brasil Recebeu a Atleta Brasileira de Skeleton Nicole Silveira

Nesta sexta-feira (26), Nicole Silveira, atleta de Skeleton do Brasil, esteve na Arena Ice Brasil e falou um pouco sobre sua carreira para atletas e convidados da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais

26/04/2024

Seleção Brasileira de Hockey no Gelo Visita Embaixada Brasileira em Bratislava

A Seleção está no país disputando a IIHF Development Cup 2024

Ler mais

25/04/2024

Veja o Cronograma da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Durante os dias 26-29 de abril, acontece na Arena Ice Brasil, em São Paulo, a Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais