CBDG sedia com sucesso 4º ano do Projeto de Desenvolvimento e Capacitação Patinação Artística 2023

1 de agosto de 2023
Projeto de Desenvolvimento e Capacitação Patinação Artística 2023 ISU Development

Logo Projeto de Desenvolvimento e Capacitação Patinação Artística 2023

Após receber dois grandes eventos de patinação artística no gelo no fim de semana anterior, entre 24 e 28 de julho, a Arena Ice Brasil, em São Paulo, foi sede também de um importante programa da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

O Projeto de Desenvolvimento e Capacitação Patinação Artística 2023 marcou o quarto e último ano de seminários organizados pela CBDG com apoio da International Skating Union (ISU). Ao longo dos cinco dias de evento, atletas, treinadores, oficiais e juízes do Brasil e outros países sul-americanos puderam participar de clínicas, palestras e treinamentos voltados para o desenvolvimento da modalidade de gelo no continente.

O evento contou com presenças internacionais consagradas da Patinação Artística mundial: Max Aaron, ex-patinador e campeão nacional dos Estados Unidos, conduziu as clínicas dentro e fora do gelo para os atletas participantes; Josée Bourdon, Gerente Sênior de Treinamento da Skate Canada, realizou as atividades de formação de treinadores; Margaret Beth Crane, Juíza, Referee e Controladora Técnica da ISU, conduziu o treinamento para qualificação de referees e controladores técnicos; e Nancy Garcia, Especialista Técnica da ISU, foi responsável pelo treinamento para especialistas técnicos.

Ao final do programa, os participantes que atingiram os requisitos estabelecidos pelos moderadores nos respectivos treinamentos foram certificados. A CBDG certificou, pelos parâmetros da ISU, treinadores nos níveis 1 e 2, especialistas técnicos no nível 1 e 2, controladores técnicos no nível 1 e referees no nível 1. Os participantes que não alcançaram o nível mais alto possível foram incentivados a continuar se capacitando e tentar novamente em um futuro seminário ISU Development ou evento aprovado e conduzido por oficiais qualificados ISU.

Os resultados desta edição refletem o trabalho realizado ao longo dos quatro anos de projeto. Em 2018, a CBDG havia estabelecido como principal objetivo desenvolver quantitativa e qualitativamente atletas, treinadores, oficiais e juízes de Patinação Artística no Gelo, em nível competitivo e internacional, no Brasil e na América do Sul. Hoje, a Confederação celebra a conquista desta importante meta e já visa futuros projetos para dar continuidade no fomento da Patinação Artística no Gelo no país.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

26/04/2024

Arena Ice Brasil Recebeu a Atleta Brasileira de Skeleton Nicole Silveira

Nesta sexta-feira (26), Nicole Silveira, atleta de Skeleton do Brasil, esteve na Arena Ice Brasil e falou um pouco sobre sua carreira para atletas e convidados da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais

26/04/2024

Seleção Brasileira de Hockey no Gelo Visita Embaixada Brasileira em Bratislava

A Seleção está no país disputando a IIHF Development Cup 2024

Ler mais

25/04/2024

Veja o Cronograma da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Durante os dias 26-29 de abril, acontece na Arena Ice Brasil, em São Paulo, a Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais