Brasileiro de Curling é Sucesso e Garante Dupla Brasileira nas Qualificatórias para Mundial de Duplas Mistas 2023

5 de outubro de 2023

  • A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) celebrou um fim de semana repleto de espírito esportivo e precisão, com a realização do Campeonato Brasileiro de Curling 2023 na categoria duplas mistas, no centro de treinamento Arena Ice Brasil, localizado no Morumbi, em São Paulo. O evento contou com a participação de 6 duplas mistas, determinadas a competir pelo título nacional, e por uma vaga* no mundial de duplas mistas de Curling!

    A programação teve início com a cerimônia de abertura em 28 de setembro, seguida por rodadas classificatórias nos dias 29 e 30. As finais e a premiação ocorreram no dia 01 de outubro, encerrando com chave de ouro este fim de semana animado do Curling!

    Equipes participantes:
    D1: Giullia Rodriguez e Atailson Ribas
  • D2: Andrea Carlana e Diego Chaia
  • D3: Liége Mari Mentz Rosano e Sidinei Sassi
  • D4: Lenise Silva de Souza e Andrei Zwetsch Cavalheiro
  • D5: Fabiana Campos e Felipe Augusto Ribeiro Pires
  • D6: Elen Naomi Sumi e Arnaldo Hirofumi Yamashita

O evento não apenas estimulou o olimpismo e a habilidade desses atletas, mas também proporcionou momentos significativos e valiosas experiências pessoais.

  • O pódio foi formado por:
    1º lugar: Elen Sumi e Arnaldo Yamashita
  • 2º lugar: Fabiana Campos e Felipe Pires
  • 3º lugar: Liége Mentz-Rosano e Sidinei Sassi


As duplas compartilharam seus sentimentos sobre a competição:

  • Liége Mentz-Rosano e Sidinei Sassi:
  • “Participar do campeonato brasileiro de curling foi extremamente desafiador e inusitado. Fazer parte de um pequeno grupo de brasileiros que se aventuram em um esporte que poucas pessoas no Brasil conhecem nos deixa muito orgulhosos. Entramos neste campeonato sem muitas ambições pois estávamos competindo com duplas muito bem preparadas, mas felizmente fizemos bons jogos e conseguimos chegar no pódio. Nossa meta agora é aumentar nossa dedicação ao curling e ajudar a divulgar o esporte para termos mais atletas de esportes de gelo no Brasil.”
  • Fabiana Campos e Felipe Pires:
  • “Participar do campeonato brasileiro de curling de duplas mistas foi uma experiência única. Conquistamos o segundo lugar graças a muita dedicação. Foi um prazer jogar a final com nossos grandes amigos Arnaldo e Elen. Somos muito gratos a todos os envolvidos, dos quais nos sentimos ainda mais próximos depois de passar por essa experiência que aflorou tantas emoções.”
  • Elen Sumi e Arnaldo Yamashita:
  • “O Campeonato Brasileiro de Curling 2023 foi melhor do que esperávamos, não somente no aspecto esportivo. Contribuiu para nossa conquista a oportunidade que nos foi oferecida pela CBDG de participar do Campeonato Brasileiro de Curling 2022, com atletas radicados no Canadá e na Suíça. Tivemos também a experiência de assistir ao Pan Continental em 2022. Aprendemos bastante nessas competições e continuamos aprendendo em clínicas e em conversas informais com os atletas mais experientes, sempre dispostos a nos orientar. Além de muita prática pessoal para aperfeiçoamento da técnica e estratégia de jogo, foram importantes os treinos com Boris, Tatiani, Vinicius, Fabrício e do preparador físico Ricardo.

É uma alegria imensa ganharmos o campeonato que contou com atletas bastante qualificados. Mas acima de tudo foi um prazer jogar com nossos amigos da Arena, além da dupla catarinense, presente sempre que possível. Agradecemos com muito carinho a todos que participaram da organização deste evento.”

 

Além disso, a dupla Fabiana Campos e Felipe Pires garantiu uma vaga no World Mixed Doubles Qualification Event 2023, que acontecerá em Dumfries, Escócia, de 2 a 7 de dezembro deste ano. Esta conquista, além de um marco importante, confirma a paixão e dedicação desses atletas ao curling brasileiro.

O Campeonato Brasileiro de Curling 2023 também contou com transmissão online pelo YouTube, no canal Lenise Souza, proporcionando aos fãs a oportunidade de acompanhar as emocionantes partidas em tempo real, com as narrações dos, também participantes, Andrei Cavalheiro e Atailson Ribas.

A CBDG agradece a todos os atletas, equipe de organização e fãs que tornaram o Campeonato Brasileiro de Curling 2023 um sucesso. Este evento foi mais um passo importante para o desenvolvimento do esporte no Brasil e um testemunho do comprometimento dos participantes.

Continue acompanhando as novidades da CBDG e fique ligado para mais emocionantes eventos de curling e desportos no gelo em nosso país!

*Para pleitear a vaga, a dupla mista deve ser a melhor-qualificada no Campeonato Brasileiro dentre as inscritas no edital lançado em Fevereiro pela CBDG.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

26/04/2024

Arena Ice Brasil Recebeu a Atleta Brasileira de Skeleton Nicole Silveira

Nesta sexta-feira (26), Nicole Silveira, atleta de Skeleton do Brasil, esteve na Arena Ice Brasil e falou um pouco sobre sua carreira para atletas e convidados da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais

26/04/2024

Seleção Brasileira de Hockey no Gelo Visita Embaixada Brasileira em Bratislava

A Seleção está no país disputando a IIHF Development Cup 2024

Ler mais

25/04/2024

Veja o Cronograma da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Durante os dias 26-29 de abril, acontece na Arena Ice Brasil, em São Paulo, a Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais