Brasil Participa da IIHF Development Cup Projetando Futuro do Hockey Brasileiro

11 de abril de 2024
Esporte coletivo mais tradicional dos esportes de inverno, o hockey no gelo é derivado do hóquei de campo tradicional. Ele é formado por times de seis jogadores (cinco na linha e um no gol), com substituições constantes entre titulares e reservas, que ...

De 21 a 27 de abril, o Brasil participa pela primeira vez da IIHF Development Cup em Bratislava, na Eslováquia. O campeonato é destinado a países que ainda não cumprem os requisitos necessários para entrar no Campeonato Mundial de Hockey no Gelo.

Veja as equipes participantes: Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal, Irlanda e Grécia.

Visando o desenvolvimento do Hockey nos países participantes, uma das regras impostas é a restrição da idade por equipe. Exemplo: a idade média do time tem que ser inferior a 30 anos com apenas 2 jogadores acima de 40 anos de idade.

A Seleção Brasileira de Hockey não participa de uma competição desde o final do Campeonato Panamericano de Hockey no Gelo em 2017.

Segundo Salvador Ferreira, diretor técnico de Hockey da CBDG e chefe de equipe da Seleção em Bratislava, o principal objetivo desse evento é descobrir como está o nível do hockey brasileiro em relação a outros membros da IIHF: “A partir disso podemos definir um plano de ação que nos permita entrar de forma competitiva no Campeonato Mundial e Pré olímpico”, disse.

Salvador também comentou quais requisitos para o Brasil conseguir disputar o Mundial: “Para entrarmos no mundial, basicamente precisamos de uma quadra oficial (60×30 metros), coberta, com 4 vestiários e arquibancada para 500 pessoas”, falou.

Para finalizar, Salvador ainda mostra outra opção para o futuro do hockey brasileiro: “Outra perspectiva, se conseguirmos quadra oficial nos próximos 3 anos é disputarmos o pré-olímpico para 2030”, finalizou.

Vale ressaltar que os Jogos Olímpicos possuem 12 vagas, sendo que três delas são disputadas em torneio em que toda seleção, de todas as 8 divisões do mundial, podem se inscrever para participar.

Veja os convocados

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

20/05/2024

Estreando Nova Coreografia, Elena Mills Faz sua Melhor Nota No Programa Livre

A patinadora, que compete no Individual Feminino Junior, atingiu a marca de 30.11 pontos em elementos técnicos (TES) para um total de 61.24 no segmento, ficando com a 10ª posição no programa livre e o 12º lugar geral, com 91.97 pontos.

Ler mais

17/05/2024

CBDG É Convidada para aula “Esporte e Mulher” do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)

Na última semana, A CBDG foi convidada a participar de uma aula na disciplina “Esporte e Mulher”, do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) em Limeira – SP

Ler mais

17/05/2024

Equipe de Gestão Esportiva da CBDG Participa de Capacitação no SESC

Colaboradores do departamento de esportes da CBDG participaram, nesta quinta-feira (09), do seminário Gestão e Esporte promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC 14-Bis.

Ler mais