Brasil encerra participação no curling em Gangwon 2024 com certeza do desenvolvimento da nova geração do esporte

2 de fevereiro de 2024

Via COB

International Olympic Committee / Gaspar Nobrega

Alguns dos significados de crescimento são “aumento da relevância, da importância” e “ação de acrescentar alguma coisa, aumentando outra”. Sendo assim, é possível dizer que os atletas de curling do Brasil e a modalidade como um todo “cresceram” depois de Gangwon 2024. Além de conseguir a histórica primeira vitória do país em uma edição de Jogos Olímpicos, contra a Alemanha, na disputa por equipes mistas, Julia Gentile e Guilherme Melo tiveram a oportunidade de jogar mais cinco confrontos nas duplas mistas, aumentando a sua bagagem de jogos na primeira experiência internacional deles.

“A gente aprendeu muita coisa dentro e fora dos jogos. Principalmente em relação à estratégia de competição, mas acho que também crescemos como pessoas em termos de maturidade. Aprendemos muito e evoluímos bastante”, analisou Julia.

“Vamos levar a experiência do gelo, que é maravilhoso, os amigos que fizemos aqui nos Jogos Olímpicos, acrescentamos muita coisa em termos de experiência”, comentou Guilherme.

Julia e Guilherme em ação nas duplas mistas – Foto: International Olympic Committee/Wander Roberto

O curling brasileiro de despediu de Gangwon 2024 nesta quarta-feira, na derrota para Derya Ekmekci e Berat Aybar, da Turquia, por 10 a 05, tendo vencido quatro ends (espécie de sets) dos sete disputados, em uma das melhores exibições dentro da competição.

“Foi um jogo muito bom de jogar, tivemos algumas chances de ficar à frente do placar. Vacilamos aqui e ali, mas estamos aprendendo com isso, vamos levar o que aconteceu hoje como aprendizado. Gostaria de ter ganhado esse jogo, mas estou feliz pela Turquia, que é um time muito bom”, comentou Julia. Nas rodadas anteriores, eles haviam sido superados pelas duplas da Nova Zelândia (12×5), Japão (11×1), China (10×3) e Letônia (06×03).

Considerando que essa equipe começou a treinar junta há apenas 15 meses e alguns integrantes do time do Brasil, como Pedro Ribeiro e Rafaela Ladeira, têm justamente esse tempo de prática da modalidade, o desempenho dos atletas foi bastante relevante.

“Esses quatro atletas são muito novos no esporte comparando com os demais que estão jogando aqui. Júlia e Guilherme são os que praticam há mais tempo, faz dois anos, dois anos e meio. Alguns atletas que estão aqui jogam curling há 10 anos. Eles só começaram”, afirmou a treinadora Isis Oliveira.

Guilherme varre a pista do curling, enquanto Julia observa trajetória da pedra – Foto: International Olympic Committee/Gaspar Nobrega

 

Independentemente dos placares, os jogadores adquiriram habilidades que serão importantes para a sequência da carreira no esporte e para a contínua evolução da modalidade.

“Foi uma experiência fantástica para eles. Não é só chegar e fazer a pedra deslizar, tem muita coisa envolvida. O gelo, a atmosfera, oficiais, tempo de jogo, todas as regras, treinos oficiais antes das competições. Sinto que agora eles podem ir para os Jogos Olímpicos, para os Mundiais, para outras competições, onde quer que eles forem, terão uma bagagem enorme”, analisou Isis.

Os brasileiros que gostam da modalidade podem ficar tranquilos em relação à vontade dos atletas que representaram o país em Gangwon 2024. No que depender deles, o futuro da modalidade será grandioso.

“Vamos voltar para casa, seguir treinando firme, pelo menos três vezes por semana, frequentando a academia para fazer a preparação física. O objetivo é ajudar o Brasil a chegar no Mundial A e chegar forte nos Jogos Olímpicos”, disse Gentile.

“Queria agradecer a todos que nos apoiaram, a gente conseguiu sentir essa energia daqui e entrar mais confiante no gelo. De verdade, do fundo dos nossos corações, muito obrigado”, completou.

Brasil segue evoluindo no curling – Foto: Marina Ziehe/COB