Atletas do Brasil almoçam com Presidente do COI, Thomas Bach: “Lembrarei para sempre”

18 de janeiro de 2024

Via COB 

Foto: Marina Ziehe/COB

 

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude têm um extenso programa cultural e educativo, que introduz de forma lúdica os jovens atletas de 15 a 18 anos ao Olimpismo e aos Valores Olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), um dos objetivos do evento é inspirar e motivar que os jovens sigam na caminhada esportiva. E uma das ações promovidas pelo COI neste sentido é o encontro do seu Presidente, Thomas Bach, campeão olímpico na esgrima, com os atletas.

Ele esteve na Vila Olímpica da Juventude, em Gangneung, nesta quarta-feira, 17, para conhecer as instalações do local. Entre elas, o refeitório que atenderá os cerca de 1900 atletas, além dos oficiais, durante os 13 dias de competição. Bach almoçou com oito atletas e entre eles estavam dois brasileiros: Caue Miota, do skeleton, e Julia Gentile, do curling.

Foto: Marina Ziehe/COB

 

“Foi uma experiência muito boa, me senti muito grata por ter sido escolhida como um dos representantes do Brasil nesse almoço. Não fiz nenhuma pergunta, porém ele mencionou que ficou impressionado com a presença do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. Dissemos que a equipe do Brasil está crescendo cada vez mais. Foi uma experiência incrível e lembrarei desse momento para sempre”, disse Julia.

“O mais importante para os atletas é um bom sono e uma boa comida e todos confirmaram que os quartos são excelentes, que as camas são excelentes e que estão gostando muito da comida”, revelou Bach.

Foto: Marina Ziehe/COB

Um dos mais empolgados com o evento foi Caue. Além de conversar bastante com Bach, que contou diversas piadas, segundo ele, o atleta do skeleton presentou o Presidente do COI com um pin do Brasil.

“Foi uma ótima oportunidade de poder estar representando o Brasil. Me senti bem honrado de estar naquela mesa. Tive a oportunidade de conversar com o presidente e perguntar sobre o início dele no esporte, como foi o caminho olímpico dele. O Presidente atendeu os atletas convidados muito bem, falou com cada um e respondeu cada uma de nossas perguntas. Uma experiência inesquecível”, disse Cauê.

Além dos brasileiros, participaram da ação apenas atletas da Alemanha, Grã-Bretanha, Coreia do Sul e Eslováquia. Bach também circulou por outros áreas como o ginásio do Complexo Esportivo Haera, parte da Universidade Nacional Gangneung Wonju, e os prédios residenciais, onde parou para tirar fotos com a mascote Moongcho e com os voluntários, antes de visitar o Refeitório.

Antes de se retirar do local, Bach deixou um recado para os jovens atletas: “Aproveitem esta experiência dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que para os jovens atletas é única”, concluiu Bach.

Foto: Marina Ziehe/COB

 

 

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

26/04/2024

Arena Ice Brasil Recebeu a Atleta Brasileira de Skeleton Nicole Silveira

Nesta sexta-feira (26), Nicole Silveira, atleta de Skeleton do Brasil, esteve na Arena Ice Brasil e falou um pouco sobre sua carreira para atletas e convidados da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais

26/04/2024

Seleção Brasileira de Hockey no Gelo Visita Embaixada Brasileira em Bratislava

A Seleção está no país disputando a IIHF Development Cup 2024

Ler mais

25/04/2024

Veja o Cronograma da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Durante os dias 26-29 de abril, acontece na Arena Ice Brasil, em São Paulo, a Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais