Sonho olímpico: João Victor, a promessa brasileira da Terra do Sol Nascente

20 de abril de 2021

Foto: divulgação

O Brasil nunca esteve nos Jogos Olímpicos de Inverno por meio da patinação de velocidade. Mas, no Japão, um atleta quer mudar esta história. Com apenas 19 anos, João Victor da Silva é o dono deste ousado sonho olímpico.

Há quase 18 anos, o jovem foi levado ao país asiático por conta dos anseios profissionais dos pais, Benedito e Eliana. Foi criado, assim, em meio à cultura nipônica na província de Gifu.

A relação com o esporte também veio por influência do pais. Ciclista, Benedito mantinha um hábito esportivo com João desde cedo: nos momentos de lazer, brincavam de roller à beira de um rio. Até que foi sugerido à dupla a procura por um técnico para o garoto. Era o começo, ali, da busca por uma performance mais competitiva.

Benedito e João (Foto: arquivo pessoal)

Havia muito a aprender, como percebeu-se certo dia. Depois de um período de treinamentos mais sérios, João decidiu competir. Na hora da prova, ainda se ambientando àquele novo universo, chegou ao local com patins de fitness. Era o único calçando o material, inadequado para o propósito competitivo. “Tomei sete voltas dos adversários”, recorda, rindo do momento inusitado.

João soube lidar com a situação. Anos depois, em 2017, tornou-se campeão japonês júnior de roller nos 100 metros. Promovida pela federação japonesa, a competição só não lhe permitiu participar da seleção nipônica por não ter nacionalidade. Só que o destaque era claro, e levou o brasileiro a competir na patinação de velocidade sobre o gelo, em 2014.

Foto: arquivo pessoal

À época, tal situação deu ao Brasil novamente um atleta ativo na modalidade. Anos depois, recordes. Os mais recentes, o recorde brasileiro obtido nos 1.500m em fevereiro de 2020, em Nagano (Japão), e o recorde brasileiro júnior, alcançado algumas semanas depois na prova de 500m realizada em Tomaszów-Mazowiecki, na Polônia.

Apoio indispensável

Assim como o pai Benedito, a mãe Eliana também é fundamental no sucesso de João. Em dias de treinos de bicicleta, ela acompanha o filho de carro durante todo o percurso, que pode atingir 100km. O apoio também existe, claro, dentro de casa. “A escolaridade do João é toda japonesa”, conta Benedito. “Por isso, em casa falamos português para ele não perder o idioma”, completa.

Foi graças a isso que João pôde conversar em português com a compatriota Larissa Paes, também patinadora. Em 2019, os dois estiveram juntos em um período de treinamentos em Salt Lake City, nos Estados Unidos. “Foi uma nova experiência. Vivi sozinho. Foi tranquilo, gostei de lá, embora algumas coisas, como a locomoção, sejam bem diferente”, recorda.

A evolução pessoal e como atleta, agora, fazem com que João sonhe em chegar ainda mais longe em termos esportivos. “O sonho olímpico é um pouco recente. Queria ir para uma Copa do Mundo para participar de algo em nível mundial. Eu assistia e queria estar lá, então sempre que treinei foi para isso. Essa oportunidade que está vindo agora é uma nova etapa, um novo objetivo para atingir”, explica.

“Pretendo me qualificar para a Copa do Mundo e, aí, vai valer a classificação para os Jogos Olímpicos”, diz. E será que a vaga inédita para o Brasil é possível? João garante que sim. “Eu gostaria muito de estar (nos Jogos). É um sonho que dá pra realizar, não é impossível. Dá para se preparar neste período de treinamentos, e estou buscando a cada dia”, finaliza.

Recomendados:

24/05/2023

Está Aberto o Processo de Filiação para a Temporada 23-24!

Você já pode se filiar para a nova temporada esportiva da CBDG, que tem vigência do dia 1º de Junho de 2023 até o dia 31 de Maio de 2024.

Ler mais

04/05/2023

Q&A – Campeonato Brasileiro e Open Sul-Americano Interclubes de Patinação Artística

Separamos aqui as dúvidas mais frequentes sobre o Campeonato Brasileiro e o Open Sul-Americano de Patinação Artística para responder e te ajudar.

Ler mais

04/05/2023

Campeonato Brasileiro e Sul-Americano Open Interclubes de Patinação Artística 2023 – Confira Primeiras Informações

A Arena Ice Brasil volta a receber campeonatos oficiais de Patinação Artística em Julho 2023. Saiba como será o processo de inscrição, que contará com testes de nivelamento em vídeo este ano.

Ler mais