O Hockey

Esporte coletivo mais tradicional dos esportes de inverno, o hockey no gelo é derivado do hóquei de campo tradicional. Ele é formado por times de seis jogadores (cinco na linha e um no gol), com substituições constantes entre titulares e reservas, que conduzem um disco de borracha com tacos e precisam fazer gols. A lógica é simples: no fim de três períodos, quem tiver mais gols é o vencedor.

Estima-se que o hockey no gelo tenha surgido no Canadá, entre os Séculos 18 e 19, como adaptação do hóquei no campo durante o inverno rigoroso no país da América do Norte. As primeiras partidas entre clubes aconteceram ainda no Século 19. A NHL, principal liga do planeta, surgiu em 1917.

A popularidade do hockey no gelo foi tão grande que fez parte dos Jogos Olímpicos de Verão em 1920. Com a criação dos Jogos de Inverno, em 1924, entrou e não saiu mais do programa olímpico. As mulheres puderam participar apenas em 1998.

O Canadá, berço do esporte, é a principal potência do esporte, principalmente quando participa com seus principais jogadores da NHL. A Rússia, a Suécia, a República Tcheca, a Finlândia e os Estados Unidos completam o “Big Six”, grupo de países que domina o esporte. A última vez que um país fora desse grupo venceu um torneio importante de hóquei foi o Reino Unido, ouro olímpico no distante ano de 1936.

O “kit” do Hockey

Esporte de maior contato nos Jogos Olímpicos de Inverno, o hockey exige grande número de equipamentos de proteção de seus atletas. O principal é o capacete, obrigatório, feitos de um plástico rígido (normalmente nylon), com estofamento de espuma para reduzir os impactos.

Depois, os atletas utilizam protetores bucais, de pescoço, de ombro, de cotovelos, de pernas luvas e joelheiras – além das camisas e calças, em números maiores, que devem ficar por cima desses materiais. Eles ainda utilizam sticks, feitos com materiais compostos e com tamanhos personalizados, os patins, um pouco mais curvados do que os da patinação artística, e precisam fazer gols com o puck, um disco de borracha vulcanizada. A pista olímpica é na mesma dimensão da patinação artística (30x60 metros), mas com todas as marcações das zonas e dos pontos de face-off.

Dicionário Hockey do Gelo

Face-off: é o recomeço da partida após cada interrupção. Um atleta de cada equipe ficam um de frente para o outro e aguardam o lançamento do puck pelo árbitro para recomeçarem o jogo.

Icing: penalização comum no hockey no gelo. Acontece quando a equipe na zona de defesa “rifa” o puck e ele atravessa três das cinco linhas que marcam as zonas no rink. A punição, porém, só é marcada quando a própria equipe que se desfez da jogada toca o disco primeiro.

Puck: é o disco que os atletas precisam conduzir no rink de gelo para fazer os gols.

Stick: é o taco que os atletas usam para conduzir o puck.

O Brasil no Hockey

O surgimento de pistas de gelo no Brasil a partir da década de 1960 estimulou a prática do hockey no Brasil. A partir dos anos 1980, com a popularização do hóquei in-line e a diminuição das pistas de gelo, os atletas e clubes existentes migraram para as quadras.

Após a CBDG se reestruturar, a partir de 2013, o hockey voltou a receber atenção da entidade. Em 2014, o país fez sua estreia em uma competição oficial de hockey no gelo (o Pan-americano) e, desde então, participou de todas as edições do torneio, inclusive conquistando uma inédita medalha de bronze em 2015.

Conquistas do Brasil no Hockey

2007 – Brasil conquista o ouro na Divisão 1 do Mundial de Hockey Inline da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo).

2014 – Após quatro anos, Brasil retorna ao Mundial de Hockey Inline da IIHF.

2014 – Brasil participa da primeira edição do Pan-americano de Hockey no Gelo, disputado na Cidade do México, e termina na quinta colocação.

2015 – Brasil conquista inédita medalha de bronze no Pan-americano de Hockey no Gelo.

2016 – Brasil fica na quarta posição do Pan-americano de Hockey no Gelo, no México.

2017 – Pela primeira vez, o Brasil envia duas equipes para participar do Pan-americano de Hockey no Gelo. Equipe A termina na quinta posição, enquanto que a equipe B é a oitava.

2017 – Brasil retorna ao Mundial de Hockey Inline da IIHF após três temporadas.