Maria Joaquina e a dupla Catharina e Cayden representam o Brasil no Junior Grand Prix

6 de setembro de 2022

 

Catharina e Cayden escolheram representar o Brasil nas competições de patinação artística (Foto: Divulgação CBDG)

O Brasil está duplamente representado na etapa de Riga, na Letônia, do Junior Grand Prix de patinação artística. A bicampeã brasileira Maria Joaquina Cavalcanti Reikdal e o casal Catharina Tibau e Cayden Dawson competem no evento entre os dias 7 e 10 de setembro.

O Junior Grand Prix é disputado desde 1997 e é composto de sete etapas, além da final. O evento é financiado pela União Internacional de Patinação (ISU) e tem transmissão completa pelo YouTube. No torneio, Maria Joaquina competirá com outras 35 patinadoras. Já Catharina e Cayden disputarão com 13 duplas.

A dupla canadense, que definiu em 2022 representar o Brasil, participou em agosto da prova de Dança Rítmica no Sectional Series, em Ontario, no Canadá. Na ocasião, Catharina e Cayden alcançaram o quinto lugar com 49.09 pontos. O Junior Grand Prix será a estreia do casal em torneios internacionais reconhecidos pela ISU. A expectativa é alcançar os pontos exigidos para a classificação ao Mundial Júnior 2023.

Maria Joaquina é bicampeã brasileira da categoria junior na patinação artística (Foto: Divulgação CBDG)

Maria Joaquina venceu em agosto o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística na categoria Júnior pela segunda edição consecutiva. Hoje com 14 anos, a atleta patina desde os oito, por influência dos pais, ambos treinadores da modalidade. “O crescimento da Maria é algo que me emociona, pois só nós sabemos o quanto foi difícil ela chegar até aqui, o quanto nossa família lutou. Maria é muito resiliente e Maria nos ensina. Ensina muita coisa! Sobre generosidade, gratidão, persistência”, comenta Gustavo Cavalcanti, um dos pais.

Para a patinadora, a disputa do Junior Grand Prix é uma conquista. “A preparação teve de fato início quando comecei a acertar o Double axel, vi que dali em diante poderia e conseguiria ir mais longe. Tive apoio da CBDG e pude treinar na Itália. Foi importante para poder limpar movimentos e sentir o que é patinar num rink olímpico”, relata.

Recomendados:

19/12/2022

Campeonato Brasileiro de Paracurling promove a inclusão na Arena Ice Brasil

Quatro equipes participaram da competição que indicará os três primeiros colocados para o bolsa atleta

Twitter
Facebook

Ler mais

13/12/2022

Bobsled brasileiro vive dezembro histórico recheado de conquistas

Após conquista de etapa da NAC, atletas da modalidade celebram pódio no Mundial de Push

Twitter
Facebook

Ler mais

01/12/2022

Equipe de Bobsled retoma competições após participação histórica em Pequim

O país está representado por Edson Bindilatti, Gustavo Ferreira, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino

Twitter
Facebook

Ler mais