Jogos Olímpicos

Atletas da CBDG já estiveram envolvidos em quatro edições de Jogos Olímpicos de Inverno: 2002, 2006, 2014 e 2018. Bobsled, luge e patinação artística são as modalidades que já contaram com participações de brasileiros.

O bobsled é a modalidade com mais participações do Brasil, já que esteve presente nas quatro edições com presença brasileira.

Jogos Olímpicos de 2002 – Salt Lake City (Estados Unidos)

Foto: reprodução

 

Em 2002, seis anos após a criação da Associação Brasileira de Bobsled, Skeleton e Luge (ABBSL), precursora da CBDG, o país foi representado nos Jogos Olímpicos de Inverno em duas modalidades: bobsled e luge. No primeiro, Eric Leme W. Maleson, Matheus Inocêncio, Edson Bindilatti e Cristiano Rogério Paes defenderam o Brasil. No luge, coube a Renato Mizoguchi e a Ricardo Raschini a tarefa de competir pelo país.

Ainda inexperiente em Jogos Olímpicos, a equipe brasileira de bobsled fez o tempo total de 3:16.73. Terminou, assim, na 27ª colocação. No luge, Ricardo Raschini foi 45º colocado. Renato Mizoguchi terminou em 46º lugar. 

Jogos Olímpicos de 2006 – Turim (Itália)

Foto: reprodução

 

A participação da CBDG em 2006 nos Jogos Olímpicos de Inverno se viabilizou através do bobsled. Desta vez, representaram o país Ricardo Raschini, Márcio Silva, Claudinei Quirino e Edson Bindilatti, que terminaram na 25ª posição.

Jogos Olímpicos de 2014 – Sochi (Rússia)

Foto: reprodução

 

As mulheres representaram a CBDG em Jogos Olímpicos pela primeira vez em 2014. Em Sochi, na Rússia, estiveram presentes Fabiana dos Santos e Sally da Silva (bobsled) e Isadora Williams (patinação artística). Representando os homens, Edson Bindilatti, Fábio Gonçalves Silva, Edson Martins e Odirlei Pessoni formaram a equipe brasileira de bobsled.

Fabiana e Sally ficaram no 19º lugar nas duplas do bobsled, enquanto a equipe masculina fechou a competição na 29ª posição. Aos 18 anos, Isadora Williams recebeu a nota de 40.37 pontos programa curto e ficou em 30º lugar. A jovem ainda teve a honra de ser porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos.

Jogos Olímpicos de 2018 – PyeongChang (Coreia do Sul)

Foto: Gustavo Harada / COB

 

Os Jogos Olímpicos de PyeongChang foram especiais para os atletas do gelo do Brasil. Isso porque coube a Edson Bindilatti e Isadora Williams o papel de porta-bandeira do país nas cerimônias de abertura e encerramento, respectivamente.

Mas a edição sul-coreana dos Jogos não foi marcada apenas por isso. Com Isadora, pela primeira vez uma atleta sul-americana chegou à final das Olimpíadas de Inverno na patinação artística. Ao se classificar entre as 30 participantes do programa curto com a música Hallelujah, de Leonard Cohen, ela chegou ao programa longo. Terminou na 24ª posição, somando um total 88.44 no programa livre e totalizando 114.18.

O bobsled brasileiro esteve nos Jogos em duplas e equipes. Edson Bindilatti e Edson Martins fizeram o tempo de 2:30.71 e acabaram em 27º lugar. Já o quarteto composto por Edson Bindilatti, Edson Martins, Odirlei Pessoni e Rafael Souza foi 23º ao marcar 2:29.49.