João Victor mostra boa evolução em projeto da ISU em parceria com a CBDG

30 de setembro de 2019

Foto: divulgação CBDG

No dia 21 de setembro, João Victor da Silva cravou o recorde brasileiro dos 1500m na patinação de velocidade, com o tempo de 1min57s04. O feito do paulista de 18 anos, que há 17 foi morar no Japão, indica a rápida evolução do atleta no projeto da ISU, em parceria com a CBDG, que o levou para treinar em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Treinando na excelente estrutura do Utah Olympic Oval desde o dia 29 de agosto, João Victor ficará até 29 de outubro treinando no local, onde além de desenvolver a patinação pôde encontrar outra brasileira. “Este período aqui irá alavancar e muito as minhas chances de bons resultados no Mundial. Está sendo de grande importância para adquirir experiência e melhorar meu condicionamento físico, pois esta é uma das melhores estruturas do mundo para patinação de velocidade. Além disso, aqui tenho contado com o grande suporte da Larissa Paes, que tem me ajudado muito com a adaptação ao cotidiano de treinamento, entrosamento com outros atletas e técnicos e até no cotidiano da cidade”, afirma.

A experiência nos Estados Unidos serve para João, também, como intercâmbio cultural. Nascido em São Paulo, o atleta mudou-se com apenas 1 ano de idade para o Japão. Alfabetizado em escola japonesa, vive em Seki, na província de Gifu, e há 13 anos não visita o Brasil. Um distanciamento que não o impede de querer representar e ajudar seu país. “Pretendo ir ao Brasil com algum projeto para apresentar a patinação de velocidade em escolas ou clubes para incentivar outros jovens. Meu objetivo é que o Brasil possa ter uma equipe com grandes atletas”, comenta.

Mas enquanto não põe essa ideia em prática, João Victor faz planos para a própria carreira de atleta. Dono de resultados expressivos na categoria júnior em solo japonês, tem como meta inicial participar do Mundial Júnior em fevereiro e alcançar o top 10. A longo prazo, pensa ainda maior: “Quero ser um atleta olímpico com chances de pódio.”

Recomendados:

04/04/2019

Larissa Paes encerra período de treinos nos Estados Unidos

Atletas teve grande evolução nos treinos realizados em Salt Lake City

Twitter
Facebook

Ler mais