Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Cada lance é uma batida de nossos corações

O Hóquei é um dos mais populares esportes de inverno. Suas origens são do século 19, no Canadá, e hoje consta com várias ligas nacionais e internacionais. No jogo, dois times com seis patinadores cada tem como objetivo acertar com bastões um pequeno disco, tentando marcar o maior número de gols possível no gol adversário.

História

img-historia-hoquei-4Os primeiros jogos com bolas e pedaços de madeira datam de antes de Cristo. Na Europa, na região da Irlanda, da Escócia e dos Países Baixos existem registros de jogos semelhantes, que datam da idade média. Na Inglaterra, a primeira versão do Hóquei no Gelo surgiu por volta de 1700 e mais de cem anos depois, soldados britânicos levaram ao jogo ao Canadá e aos Estados Unidos, os dois principais desenvolvedores do esporte moderno.
img-historia-hoquei-3Hóquei Moderno As primeiras regras foram padronizadas por estudantes da Universidade McGill em Montreal, no ano de 1877 e neste mesmo ano a entidade formou a 1ª equipe de Hóquei no Gelo da história. Em 1883 ocorreu o primeiro campeonato mundial de Hóquei, vencido pelo time de Montreal. Em 1893, governador geral do Canadá, Lorde Stanley de Preston sentiu que não havia nenhuma grande liga para premiar o melhor time de Hóquei, e fundou a Dominion Hockey Challenge Cup, mais tarde rebatizada de Stanley Cup. A National Hockey League (NHL) foi criada a partir da Stanley Cup e hoje é uma das quatro grandes ligas de esportes americanos, ao lado da NBA, NFL e da AHL.

img-historia-hoquei-2A Federação Internacional de Hóquei no Gelo foi fundada em 1908, a partir de uma liga criada para governar competições internacionais.Hóquei Profissional

A profissionalização do esporte data do início do século XX. Em 1902 a Liga Ocidental da Pensilvânia começou a contratar oficialmente jogadores. Em 1904 a Liga Profissional de Hóquei Internacional (IPHL) contratou diversos jogadores canadenses o que fez com que as ligas amadoras do Canadá começassem a pagar seus jogadores para segurá-los em suas equipes. Em 1910 a Associação Nacional de Hóquei (NHA) foi formada em Montreal, refinando diversas regras do jogo. Em 1917, a NHL evoluiu da NHA e se expandiu para os EUA, começando com a equipe do Boston Bruins.

img-historia-hoquei-1Atualmente existem 73 federações nacionais de Hóquei, e a NHL é uma das maiores e mais bem pagas ligas de todo o mundo, envolvendo todos os esportes. Olimpicamente, o Hóquei estreou nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, Bélgica e quatro anos depois foi reconsiderado como um esporte de inverno, estreando em Chamonix, na França. O Hóquei feminino foi introduzido em 1998, nos Jogos de Nagano, no Japão. Um campeonato mundial da modalidade é disputado anualmente desde 1930.

Equipamento e Rinque

img-equipamentos-e-pistaNo Hóquei de Gelo, os jogadores usam um grande número de equipamentos especializados, tanto para facilitar a prática do esporte como para proteger das iminentes lesões.

Capacete – O capacete é obrigatório para todos os jogadores, podendo conter visores ou não. Os capacetes são feitos de um rígido, porém flexível termoplástico, normalmente nylon ou ABS, com estofamento de espuma para reduzir o impacto.

Protetor de Pescoço – Placas de nylon ou ABS com estofamento, utilizadas para deixar o pescoço do atleta mais firme, e diminuir a probabilidade de concussões. Para os goleiros, serve para proteger do impacto dos discos.

Protetores de Ombro – Grandes placas estofadas que cobrem os ombros e grande região do peito. Utilizados para proteger de batidas e diminuir o impacto.

Protetores de Cotovelo – Indispensáveis para evitar lesões nas juntas e proteger de “boladas” e batidas com os bastões.

Camisetas ou “Jerseys” – São os uniformes que diferenciam os times e devem ficar por cima dos protetores.

Luvas – As luvas de Hockey são feitas sob medida, para que auxiliem no manuseio do bastão e não restrinjam o movimento dos dedos dos jogadores.

Calças – São grandes calções, normalmente de tamanhos maiores que os do jogador e são presas por um cinto ou por suspensórios. São largas e não restringem os movimentos dos jogadores.

Protetores de Perna – Também incorporando uma joelheira, os protetores têm uma rígida concha plástica na frente e em volta das pernas para proteger contra discos e bastões.

Meias – As meias de Hockey não ficam nos pés, e sim cobrem os protetores de perna. São considerados parte oficial dos uniformes.

Protetor Bucal – Os mesmos utilizados em artes marciais e outros esportes de contato, e servem para proteger os dentes e a mandíbula dos jogadores.

Patins – Os patins são diferentes dos usados na patinação artística, sendo um pouco mais curvados, facilitando freadas bruscas dos atletas.

Bastões – São feitos ou de madeira ou de materiais compostos, e são feitos em vários tamanhos e comprimentos. As dimensões do bastão dependem do tamanho do atleta. Hoje em dia, os bastões mais avançados são feitos de grafite e são feitos sobre medida para dar mais estabilidade e força ao bater no disco.

Disco ou “Puck” – A bola do jogo na verdade é um disco feito de borracha vulcanizada, e chega a atingir velocidades de 160 km/h. Velocidades de 190km/h já foram registradas durante partidas da NHL.

O Jogo

img-o-jogo

Uma partida de Hockey no Gelo consta com duas equipes com seis jogadores cada, normalmente nas posições goleiro, defensor, ponta e atacante. O objetivo dos times é fazer o disco atravessar completamente a linha do gol adversário, e ao final da partida o time que marcar mais gols é o vencedor. As partidas são compostas de três tempos de 20 minutos cada, com intervalos de 15 minutos entre cada tempo, se necessário, será realizado um tempo extra de cinco minutos, e se o jogo continuar empatado, três jogadores de cada equipe batem pênaltis, permanecendo o empate, a partida reinicia e ganha aquele que fizer o primeiro gol. As equipes devem trocar de lado a cada troca de tempo.

Principais Campeonatos de Hóquei

img-principais-campeonatos-hoquei-3

O primeiro campeonato mundial de Hóquei ocorreu em 1893, e desde então diversas mudanças foram feitas nas principais competições da modalidade. No Canadá e nos Estados Unidos, países onde o esporte é mais popular, ocorre anualmente a NHL, a maior e mais importante liga de Hóquei do mundo, além de ser uma das quatro grandes ligas de esportes dos Estados Unidos. O Montreal Canadiens, um dos seis primeiros times da NHL, venceu a liga 24 vezes, com 25.3% dos títulos, fazendo deles o segundo time mais bem sucedido contando todos os grandes esportes nos EUA e no Canadá, atrás apenas do Boston Celtics (NBA).

Campeonato Mundial de Hóquei

A competição de 1920, nos Jogos da Antuérpia, serviu como a primeira edição do mundial e até 1968 o campeão Olímpico era também considerado campeão do mundo. O primeiro campeonato mundial independente dos Jogos Olímpicos ocorreu em 1930 e contou com 12 times. Hoje o evento conta com mais de 40 seleções, sendo que as 16 melhores disputam diretamente o título mundial, enquanto as outras são divididas em divisões I e II, caso tenham mais de 40 times, os restantes são agrupados em uma terceira divisão.

img-principais-campeonatos-hoquei-5Formato das Divisões
Grupo dos Campeões – Os 16 melhores times são divididos em dois grupos de oito, baseando-se no ranking mundial para a divisão. Cada time joga sete partidas e os quatro melhores de cada grupo se qualificam para a fase mata-mata. Os oito times se enfrentam em cruzamento olímpico até sobrarem apenas dois, que disputam o título mundial. O pior time geral é rebaixado para a Divisão I.
img-principais-campeonatos-hoquei-4

Divisão I e II – Ambas as divisões possuem dois grupos, A e B, com 6 times cada. Todos os times jogam cinco partidas e os primeiros colocados dos grupos A sobem para a próxima divisão, enquanto os primeiros dos grupos B, sobem para os grupos A de suas respectivas divisões. Os últimos colocados dos grupos A, caem para os grupos B de suas divisões, e os piores times dos Grupos B caem para a Divisão anterior.
Divisão III – Todos os times que não estão em nenhuma das três principais divisões disputam a Divisão III. O número de equipes varia, mas sempre o primeiro colocado se classifica para a Divisão II.

img-principais-campeonatos-hoquei-1Hockey no Gelo nos Jogos Olímpicos

A estreia do Hockey nos Jogos Olímpicos foi em 1920, na Antuérpia. Em 1924 foi movido permanentemente para as Olímpiadas de Inverno, que teve sua primeira edição naquele ano, em Chamonix na França. Até 1988 jogadores profissionais não podiam competir, e a NHL começou a liberar seus jogadores apenas em 1998, mesmo ano em que o Hockey feminino foi introduzido. O Canadá domina a competição tanto no feminino como no masculino, ganhando 13 dos 28 ouros disputados até então.
As nove melhores seleções no Ranking Mundial são automaticamente classificadas para os Jogos. Um torneio entre as seleções do 19° ao 30° lugar acontece, e os três primeiros times avançam para um torneio entre todos os times entre a 10ª e a 18ª colocação, novamente, os três melhores times do torneio ficam com as últimas vagas.

Formato do Torneio

Os doze times são divididos em três grupos com quatro times cada, os melhores de cada grupo juntos do melhor segundo colocado se classificam diretamente para as quartas de final, enquanto os outros oito times se enfrentam para definir as últimas quatro vagas. Os vencedores das quartas de final avançam para semi, os vencedores desta disputam o ouro e os perdedores o bronze. No feminino, as oito seleções são divididas em dois grupos, A e B, de quatro times cada. Os dois melhores classificados do grupo A passam diretamente para as semi finais, enquanto os dois últimos times enfrentam os dois melhores do grupo B para definir as outras duas vagas. Os vencedores das semis disputam o ouro e os perdedores o bronze.

National Hockey League (NHL)

A NHL é uma liga profissional de Hóquei, que consta com times dos EUA (23) e do Canadá (7). Considerada a maior liga de Hóquei do mundo, e uma das quatro grandes ligas de esportes dos EUA, a taça da competição, a Stanley Cup, é o mais antigo troféu de esportes profissionais da América do Norte, sendo dada ao campeão desde 1917.

A competição começou em Montreal, no Canadá, e depois se expandiu para os Estados Unidos, adicionando a equipe do Boston Bruins à competição. Desde então o número de times cresceu consideravelmente, e a supremacia de jogadores canadenses diminuiu nos últimos anos, com grande crescimento no número de jogadores americanos e europeus.

O ex-jogador Wayne Gretzky, e considerado o melhor jogador da história da modalidade, é um dos atletas mais influentes do século XX nos Estados Unidos, ficando entre os dez primeiros nas listas de diversas revistas e canais de televisão.

Formato da Liga

A liga é dividida em três temporadas:

Temporada de Exibição – Os times jogam contra qualquer outro time que aceite marcar um jogo, inclusive com equipes da Europa. Dura apenas um mês, e normalmente ocorre em setembro.

Temporada Regular – Os 30 times são divididos em duas conferencias (Leste e Oeste) e quatro divisões (Pacífica, Central, Atlântica e Metropolitana). Cada equipe joga 82 jogos, 41 jogos em casa e 41 fora. Os times da conferência Oeste (16) jogam 30 partidas contra as equipes de sua especifica divisão, 24 contra os outros 8 times da conferência e mais 28 jogos contra os times da conferência Leste. Os times do Leste (14), jogam 28 ou 29 jogos contra os times de sua divisão, 21 ou 22 contra os times restantes de sua conferência e 32 jogos contra os times do Oeste.

Playoffs – Ao todo, 16 times se classificam para os Playoffs, oito do Oeste e oito do Leste. A partir de 2014, as três melhores equipes de cada divisão se classificam independentemente da classificação geral da conferência, com as outras quatro vagas sendo dadas para as duas melhores equipes de Oeste e Leste que não se classificaram pelas divisões. Os oito times de cada conferência se enfrentam no sistema mata-mata, com séries de melhor de sete jogos, e os campeões de cada conferencia se enfrentam na final. O Montreal () é o segundo time de maior sucesso contando todas as ligas de esportes nos Estados Unidos, tendo conquistado quase 25% dos títulos disputados na NHL.

O Brasil no Hockey no Gelo

A Liga Brasileira de Hóquei no Gelo foi fundada em 2011, e apenas quatro equipes participaram, hoje já são mais de dez equipes que disputam em rinques não oficiais o título de campeã brasileira.

Em março de 2014, o Brasil estreou em competições internacionais no primeiro Torneio Pan Americano de Hóquei no Gelo.


Informações Gerais