Filiação e registro

A CBDG divulga os processos de filiação e registro para a temporada 2021/2022, onde toda comunidade deve preencher o respectivo formulário para estar com sua filiação e/ou registro ativo entre 01 de junho de 2021 e 31 de maio de 2022.

ATLETAS

Filiação em 4 passos:
1. Realizar pagamento da taxa de filiação;
Obs: transferência bancária deve ser identificada (nome do atleta ou responsável) e no valor de R$ 50,00.
Obs: Banco: Caixa Econômica Federal/Agência: 0442/Conta Corrente: 2801-9/Razão Social: Confederação Brasileira de Desportos no Gelo/CNPJ: 01.195.713/0001-10.

2. Entrar no link Formulário para Filiação de ATLETAS 2021/2022;

  1. 3. Preencher e submeter o formulário com informações do atleta;
    Obs: atletas menores de 18 anos devem fazer o download aqui do Termo de Responsabilidade para assinatura e envio para filiacao@cbdg.org.br
    Obs: atleta estrangeiro com residência no Brasil, solicitar registro para filiacao@cbdg.org.br.

    4. Após verificação das informações pela CBDG, você receberá sua “Declaração Filiação de Atleta 21/22”, oficializando que a filiação está ativa para temporada 2021/2022.

TREINADORES, ÁRBITROS E OFICIAIS
 
Registro em 4 passos:
1. Realizar pagamento da taxa de registro;
Obs: transferência bancária deve ser identificada e no valor de R$ 50,00.
Obs: Banco: Caixa Econômica Federal/Agência: 0442/Conta Corrente: 2801-9/Razão Social: Confederação Brasileira de Desportos no Gelo/CNPJ: 01.195.713/0001-10.

  1. 2. Entrar no link Formulário para Registro de TREINADORES, ÁRBITROS E OFICIAIS 2021/2022;
  1. 3. Preencher e submeter o formulário;
    Obs: necessário anexar comprovante de pagamento da taxa de registro.
    Obs: necessário anexar currículo esportivo. Download para modelo aqui.
    Obs: necessário anexar certificados dos cursos obrigatórios (Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando e Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) – para adultos)

    4. Após verificação das informações pela CBDG, você receberá sua “Declaração Registro de Treinador/Árbitro/Oficial 21/22”, oficializando que o registro está ativo para temporada 2021/2022.
    Obs: oficiais são pessoas envolvidas na gestão das modalidades no gelo vinculadas à Entidade de Prática Desportiva (clubes ou associações) ou Entidades de Administração Desportiva (Federações ou Ligas), mas que não façam parte do corpo diretivo destas entidades.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL ENTIDADES DE PRÁTICA DESPORTIVA (EPD)

Atualização em 3 passos:
1.
Entrar no link Formulário para Atualização Cadastral EPD;

  1. 2. Preencher e submeter o formulário;
    Obs: necessário anexar os seguintes documentos:
    – Ofício assinado pelo Presidente a fim de comprovação do status atuante da entidade (download para modelo aqui); 
    – CNPJ;
    – Estatuto Social vigente;
    – Ata de Eleição da atual Diretoria da EPD;
    – Ata da última Assembleia Geral Ordinária realizada pela EPD;
    – Relatório de atividades 2020 (caso a EPD não tenha realizado atividades no ano de 2020 devido à pandemia do COVID-19, serão aceitos resultados de eventos promovidos em 2019). Download para modelo aqui.
  1. 3. Após verificação das informações e documentos pela CBDG, a EPD receberá sua “Declaração de Atualização Cadastral EPD”, oficializando que a EPD está cumprindo as exigências estabelecidas no Estatuto da CBDG.
    Obs: Informações e documentos solicitados constam nos itens do Estatuto CBDG que trata sobre as EPDs: Art. 5, Art. 9, Art. 11 e Art. 13.

    ATUALIZAÇÃO CADASTRAL ENTIDADES REGIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVA (ERAD)

Atualização em 3 passos:
1.
Entrar no link Formulário para Atualização Cadastral ERAD;

  1. 2. Preencher e submeter o formulário;
    Obs: necessário anexar os seguintes documentos:
    – Ofício assinado pelo Presidente a fim de comprovação do status atuante da entidade (download para modelo aqui);
    – CNPJ;
    – CNPJ Entidade de Prática da modalidade filiada(s);
    – Estatuto Social vigente;
    – Ata de Eleição da atual Diretoria da ERAD;
    – Ata da última Assembleia Geral Ordinária realizada pela ERAD;
    – Relatório de atividades 2020 ERAD (caso a ERAD não tenha realizado atividades no ano de 2020 devido à pandemia do COVID-19, serão aceitos resultados de eventos promovidos em 2019). Download para modelo aqui.
    – Relatório de atividades 2020 EPDs filiadas (caso a EPD não tenha realizado atividades no ano de 2020 devido à pandemia do COVID-19, serão aceitos resultados de eventos promovidos em 2019). Download para modelo aqui.
  1. 3. Após verificação das informações e documentos pela CBDG, a ERAD receberá sua “Declaração de Atualização Cadastral ERAD”, oficializando que a ERAD está cumprindo as exigências estabelecidas no Estatuto da CBDG.
    Obs: Informações e documentos solicitados constam nos itens do Estatuto CBDG que trata sobre as ERADs: Art. 5, Art. 9, Art. 11 e Art. 13.

PERGUNTAS FREQUENTES

– Atleta menor de idade deve preencher o formulário com suas informações?
Sim, o preenchimento das informações é referente ao atleta. Caso ele não possua e-mail, pode ser inserido do responsável.

– Onde encaminho o Termo de Responsabilidade para atleta menor de idade?
Após o preenchimento do Formulário e se ainda não enviado pelo atleta, a CBDG encaminhará o modelo do Termo de Responsabilidade para o e-mail cadastrado e este deve ser respondido com o documento assinado e digitalizado (não é necessário o envio por correio).

– Atleta sem CPF?
O CPF é documento obrigatório para filiação e existem procedimentos rápidos e acessíveis para gerar este registro, inclusive no exterior.

– Já sou atleta filiado, preciso preencher o Formulário?
Sim, para estar com a filiação ativa na temporada 21/22 é obrigatório o preenchimento correto do Formulário e recebimento da “Declaração Filiação de Atleta 21/22”, independente se já foi filiado em temporadas anteriores ou não.

– Treinador pode se filiar como atleta?
Sim, mas terão restrições na participação de competições e projetos esportivos como atletas.

– Quais pessoas são consideradas oficiais?
São pessoas envolvidas na gestão das modalidades no gelo vinculadas à Entidade de Prática Desportiva (clubes ou associações) ou Entidades de Administração Desportiva (Federações ou Ligas), mas que não façam parte do corpo diretivo destas entidades.