Gustavo Ferreira será um dos porta-bandeiras do Brasil nos Jogos

9 de janeiro de 2020

Foto: Valter França / COB

Aos 18 anos, Gustavo Ferreira viverá um dos maiores momentos da sua vida. Nesta quinta (9), o paulista será um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno.

Gustavo terá a responsabilidade na subsede de St. Moritz, onde fará as descidas no monobob. Taynara da Silva, atleta do biatlo e do esqui cross-country, será a porta-bandeira em Lausanne.

“De uma maneira especial nesses Jogos, teremos dois porta-bandeiras por causa da distância entre as sedes. É um momento muito importante para o Time Brasil. Será uma experiência olímpica fantástica para a Taynara e para o Gustavo, que irão carregar a bandeira do Brasil e representar o nosso país diante de toda a comunidade olímpica. São jovens de muito potencial dentro de suas modalidades e não tenho dúvidas de que irão representar muito bem a maior delegação do Brasil em Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno”, disse Matheus Figueiredo, presidente da CBDG e chefe da Missão brasileira.

“Estou muito emocionado e honrado por ter sido escolhido o porta-bandeira em St Moritz. Isso me motiva ainda mais a dar o meu melhor na competição”, falou Gustavo.

Trajetória de Gustavo Ferreira nos desportos no gelo

Gustavo dos Santos Ferreira era um atleta de atletismo da cidade de Marília, interior de São Paulo, quando, por convite dos atletas olímpicos de bobsled Edson Bindilatti e Edson Martins, participou de uma seletiva de aptidão física para ingressar na equipe brasileira da modalidade. Após passar por uma bateria de testes, ele foi aprovado e iniciou os treinamentos para pilotar um bobsled.

Seu primeiro contato com uma pista da modalidade foi em 2019, quando treinou e participou da prova OMEGA Youth Series St. Moritz (Suíça) e, posteriormente, da etapa de Konigssee (Alemanha). Após estas competições realizadas em fevereiro, o atleta destacou-se pelo seu desempenho e foi convidado pela CBDG para um período de treinamentos em Lake Placid (Estados Unidos) em março.

Após este período, o atleta iniciou sua preparação física durante o período de verão no hemisfério norte para poder participar dos eventos qualificatórios para os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. As competições qualificatórias foram realizadas em novembro e dezembro de 2019, em Lake Placid e Park City, nos Estados Unidos. Durante as etapas de Lake Placid, o atleta teve um desempenho muito bom, conquistando o terceiro lugar em ambas as provas. Em uma das etapas, ficou a 24 décimos de segundo de conquistar o primeiro lugar.

Transmissões ao vivo

O Olympic Channel transmitirá ao vivo eventos dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. A cerimônia de abertura poderá ser acompanhada às 15h55 (de Brasília) no vídeo disponibilizado logo abaixo.

O confronto entre Brasil e China, no curling, às 9h55 de sábado (11), também terá transmissão ao vivo do canal.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

23/04/2024

Veja o Cronograma da Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Durante os dias 26-29 de abril, acontece na Arena Ice Brasil, em São Paulo, a Copa São Paulo de Patinação Artística 2024

Ler mais

21/04/2024

Confira a Programação da Seleção Brasileira na IIHF Development Cup

Neste domingo (21), o Brasil inicia sua participação no IIHF Development 2024

Ler mais

18/04/2024

Calendário 2024 de Competições do Hockey

Juntamente à escalação da Seleção Brasileira de Hockey no Gelo que disputará a IIHF Development Cup 2024 na cidade de Bratislava na Eslováquia, foi também definido o calendário de eventos e competições de hockey no gelo da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). Para que o Brasil um dia possa disputar o Campeonato Mundial… Leia mais »

Ler mais