Em Park City, brasileiros buscam vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

6 de dezembro de 2019

Gustavo, Lucas e Larissa buscam vaga nos Jogos de Inverno da Juventude (Foto: Felipe Braun / CBDG)

 

O Brasil pode garantir neste fim de semana a presença de três atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que serão realizados entre os dias 9 e 22 de janeiro, em Lausanne, na Suíça. Em Park City, nos Estados Unidos, o trio composto por Gustavo Ferreira, Larissa Cândido e Lucas Carvalho realizará as provas que vão decidir as vagas no evento que reúne jovens de 15 a 18 anos.

Dona de um terceiro e quarto lugar nas corridas realizadas em novembro, em Lake Placid, Larissa, 16 anos, está esperançosa. Satisfeita com os resultados recentes e a evolução que vem apresentando no skeleton, a jovem que iniciou no atletismo espera, no gelo, alcançar um grande objetivo de vida. “É o sonho de todo atleta representar sua pátria nos Jogos Olímpicos. Vai ser minha maior realização como atleta”, descreve.

Com trajetória semelhante à de Larissa, Lucas também iniciou no atletismo e sonha com a vaga nos Jogos através do skeleton. E o que usa como combustível para alcançar o objetivo, além da própria evolução na modalidade, são as referências que possui. “Minha inspiração são os atletas olímpicos do Brasil. Quero poder representar o país nas Olimpíadas de Inverno assim como eles e buscar os resultados, abrindo novas portas para a modalidade e para a CBDG”, afirma o atleta de 17 anos.

Gustavo Ferreira conquistou dois bronzes em Lake Placid (Foto: Felipe Braun / CBDG)

 

Diferentemente dos companheiros de delegação, Gustavo, 17, ingressou no esporte praticando futebol. Só depois veio o atletismo e o bobsled, modalidade que pratica no monobob e que não vem intimidando o atleta. Em Lake Placid, subiu no pódio duas vezes com a medalha de bronze. Ótimos resultados? Exigente, acha que poderia até ter ido além. “Achei meus resultados bons, mas dava para melhorar um pouco mais, como na questão do push (empurrada)”, avalia.

Para garantir vaga em Lausanne, Gustavo, Lucas e Larissa terão de completar ao menos uma corrida neste fim de semana em Park City. Cumprido isso, dependerão do ranking para ter os lugares assegurados nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Nas modalidades praticadas sobre o gelo, o Brasil já tem garantidas quatro vagas para a equipe mista de curling. Matheus Figueiredo, presidente da CBDG, será o Chefe de Missão do Time Brasil.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

11/04/2024

Calendário 2024 de Competições do Hockey

Juntamente à escalação da Seleção Brasileira de Hockey no Gelo que disputará a IIHF Development Cup 2024 na cidade de Bratislava na Eslováquia, foi também definido o calendário de eventos e competições do hockey da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). Para que o Brasil um dia possa disputar o Campeonato Mundial de Hockey… Leia mais »

Ler mais

11/04/2024

Brasil Participa da IIHF Development Cup Projetando Futuro do Hockey Brasileiro

Durante os dias 20 e 27 de abril, em Bratislava, na Eslováquia, o Brasil participa do IIHF Development Cup

Ler mais

10/04/2024

Lideranças Femininas da CBDG se Reúnem e Oficializam Evento de Capacitação para Mulheres nos Esportes no Gelo

Na última sexta-feira (05), um grupo formado por 12 mulheres que ocupam diversos cargos na Confederação Brasileira de Desportos no Gelo se reuniu no CT Arena Ice Brasil para discutir assuntos relacionados à pauta ‘Mulher no Esporte’ e evidenciá-la como uma das prioridades da organização para 2024.

Ler mais