CBDG participa de assembleia anual da Federação Internacional de Hockey no Gelo

30 de maio de 2022

Diretor de Hockey da CBDG, Salvador Ferreira (D), participou do encontro junto ao presidente da IIHF, Luc Tardiff (Foto: Divulgação)

Nos dias 26 e 27 de maio foi realizada na cidade de Tampere, na Finlândia, a Assembleia Anual da Federação Internacional de Hockey no Gelo (IIHF), reunião mais importante entre os dirigentes do esporte no mundo. Após seis anos, o Brasil esteve representado através da presença do Diretor de Hockey da CBDG, Salvador Ferreira.

“Agora que a Arena Ice Brasil está funcionando, era hora de mostrar ao mundo que a CBDG é capaz de projetar, construir e operar uma pista de gelo por contra própria. Também divulgamos as possibilidades que a Arena traz para o desenvolvimento do hockey no Brasil e as possibilidades que isto abre para que a IIHF possa mostrar seus trabalhos e ventos para os mais de 200 milhões de habitantes do Brasil”.

No primeiro dia de Assembleia foram apresentadas as candidaturas das sedes dos 33 campeonatos organizados pela IIHF, como as oito Divisões do Campeonato Mundial Masculino Adulto, 7 do Mundial Masculino Sub-20, 7 do Masculino Sub-18, 7 do Mundial Feminino Adulto e 4 do Feminino Sub1-8 e a possibilidade de a IIHF iniciar uma nova Divisão do Masculino Adulto. Se confirmada, ela elevará o número de mundiais de hockey no gelo para 34, sendo 9 campeonatos da categoria masculina.

O interesse do Brasil se concentrou na reunião do Facilities Committee (Comitê de Infraestrutura), onde foram discutidos o estabelecimento de critérios técnicos para mensuração da qualidade do gelo. Nas palavras do diretor da IIHF, Viesturs Koziols, é necessário definir objetivamente o que é um gelo ótimo, bom ou apenas aceitável para a prática do esporte e o impacto que isso tem no resultado do trabalho de cada confederação.

Ao final da reunião, o Comitê recebeu uma apresentação com todos os passos que culminaram com a construção da Arena Ice Brasil e pontos onde o trabalho conjunto entre IIFH e CBDG seria interessante para o crescimento da modalidade no país.

O segundo dia de assembleia foi dedicado à prestação de contas e à definição do orçamento do hockey mundial para 2023. Ao final das atividades protocolares, o diretor brasileiro, Salvador Ferreira, conversou com o presidente da IIHF sobre a Arena Ice Brasil. No encontro, foi aberta a possibilidade de aprofundamento das relações para o desenvolvimento de projetos voltados à formação de novos atletas, com vistas à disputa do hockey 3×3 nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024. Esteve em pauta, também, a certificação de instrutores brasileiros e a realização de um curso de formação de árbitros de hockey no gelo no País.

O terceiro será dedicado à apresentação do Plano de Trabalho 2023 da IIHF e a ouvir as sugestões dos países para este planejamento.

Recomendados:

01/12/2022

Equipe de Bobsled retoma competições após participação histórica em Pequim

O país está representado por Edson Bindilatti, Gustavo Ferreira, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino

Twitter
Facebook

Ler mais

25/11/2022

Nicole Silveira estreia na Copa do Mundo com um inédito oitavo lugar

Nicole Silveira estreia na Copa do Mundo com um inédito oitavo lugar

Twitter
Facebook

Ler mais

14/11/2022

Nicole Silveira conquista duas pratas na Copa América de skeleton

Atleta tem ainda etapas da Copa do Mundo no calendário de 2022

Twitter
Facebook

Ler mais