Brasileiros do bobsled ganham hino feito por ex-atleta da equipe: “Ficou sensacional”

12 de fevereiro de 2022

Foto: divulgação CBDG

Será numa atmosfera de grande simbolismo que os atletas do bobsled defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. É que às vésperas da estreia na China a equipe brasileira ganhou um presente bastante especial: um hino, que será a trilha sonora no Yanqing National Sliding Centre no momento das descidas do trenó pilotado por Edson Bindilatti.

Velho conhecido da equipe brasileira, Davidson Souza é o autor da letra. Reserva do 4-man brasileiro nos Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, aos 21 anos ele deixou o Brasil rumo ao Canadá encantado com a modalidade e com o Olimpismo. Queria se tornar o melhor, ou pelo menos um dos melhores, do esporte. Vendeu moto, celular, computador. Deixou mãe e namorada para trás. E foi viver o próprio sonho.

Mas a vida seguiu outros rumos. Davidson criou o próprio negócio em solo canadense, onde ainda vive, e, no esporte, passou a focar no fisiculturismo natural. Só que a antiga paixão pela música o reaproximou do bobsled. Nesta semana, Boka Sp, como é chamado no universo artístico, fez uma releitura do som que havia composto para os Jogos de 2014. E que agora foi instituído pelos atletas como o hino oficial da equipe.

Davidson (terceiro da esquerda para a direita) na época de atleta do bobsled (Foto: arquivo pessoal)

“Em relação à letra que fiz em 2014, mudei pouca coisa. Amadurecimento ajuda bastante. Já o beat, é uma releitura. Fizemos numa pegada mais abrasileirada, com mais calma, tempo, com mais amor. Algo pra dar um gás nos moleques em Pequim e também pra atingir um público maior no Brasil, pra entenderem de forma mais lúdica e fácil o que é o bobsled”, explica.

Com influências da Timbalada e do Olodum, o rapper afirma que o hino tem como vertente o Samba Trap, capaz de misturar a negritude e o afro-brasileirismo, além do rap e trap. “Deu uma mistura bacana pra caramba”, diz.

Representante da seleção em cinco edições dos Jogos, Edson Bindilatti concorda. “Já virou nosso hino! Ficou sensacional. A gente vai colocar na largada do bobsled, porque toda largada eles colocam uma música que os times pedem e, na nossa, vamos pedir este hino”, garante.

Há ainda uma justa homenagem contida na letra. Com menção aos cinco representantes do Brasil nos Jogos de Inverno de 2022, a música também faz um tributo a um sexto integrante do time, que hoje abençoa o conjunto de outro plano: Odirlei Pessoni, que morreu em um acidente em 2021, é citado na música. Um reconhecimento a uma das pessoas mais importantes da história do bobsled brasileiro.

“Não podemos esquecer de um cara que foi peça muito importante do bobsled. Essa molecada que está entrando tem que saber quem é o Odirlei. Ensinou a mim, até ao Edson Bindilatti. A gente chamava ele de MacGyver por conseguir fazer tanta coisa”, conta o artista.

A equipe brasileira de bobsled estreia nos Jogos de Inverno de Pequim nesta segunda (14), às 9h05, no 2-man. A primeira descida do 4-man será na sexta (18), às 22h30. Edson Bindilatti, Edson Martins, Rafael Souza, Erick Vianna e Jefferson Sabino são os atletas do time.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

18/04/2024

Calendário 2024 de Competições do Hockey

Juntamente à escalação da Seleção Brasileira de Hockey no Gelo que disputará a IIHF Development Cup 2024 na cidade de Bratislava na Eslováquia, foi também definido o calendário de eventos e competições de hockey no gelo da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). Para que o Brasil um dia possa disputar o Campeonato Mundial… Leia mais »

Ler mais

11/04/2024

Brasil Participa da IIHF Development Cup Projetando Futuro do Hockey Brasileiro

Durante os dias 20 e 27 de abril, em Bratislava, na Eslováquia, o Brasil participa do IIHF Development Cup

Ler mais

10/04/2024

Lideranças Femininas da CBDG se Reúnem e Oficializam Evento de Capacitação para Mulheres nos Esportes no Gelo

Na última sexta-feira (05), um grupo formado por 12 mulheres que ocupam diversos cargos na Confederação Brasileira de Desportos no Gelo se reuniu no CT Arena Ice Brasil para discutir assuntos relacionados à pauta ‘Mulher no Esporte’ e evidenciá-la como uma das prioridades da organização para 2024.

Ler mais