Seletiva 2020 para o bobsled masculino
Informações e protocolo para identificação de novos atletas

----------------------------------------------------

O Bobsled

Conhecido como “Fórmula 1 do Gelo”, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas competições, cada equipe faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

A origem do esporte remonta ao Século 19, com a popularização dos trenós como meio de transporte em montanhas de neve. Nos anos 1870, Caspar Badrutt, proprietário de hotel em St. Moritz, na Suíça, construiu a primeira pista especializada para corridas de trenós – que continua ativa até hoje e é uma das poucas estruturas que não utiliza gelo artificial em todo o mundo.

As primeiras competições começaram a surgir no fim do Século 19. A IBSF (Federação Internacional de Bobsled e Skeleton) surgiu em 1923 e, no ano seguinte, o esporte integrou a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Desde então não saiu mais do programa olímpico.

Hoje, as disputas envolvem duplas masculina e feminina e o quarteto, normalmente composto por quatro homens (mas desde 2015 a Federação Internacional permitiu a participação feminina na equipe). Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Suíça são alguns dos principais países no bobsled.

O “kit” do Bobsled

No bobsled, há quatro equipamentos obrigatórios para as equipes. O primeiro é o trenó, feito com uma combinação de metais leves e totalmente aerodinâmico. Eles não podem ter mais de 3,8 metros de comprimento no quarteto e 2,7 metros nas duplas, além de não poder ultrapassar o peso total de 630kg no 4-man, 390kg nas duplas masculina e 340kg nas duplas feminina (incluindo os pilotos).

Além disso, o trenó precisa ter quatro lâminas para poder deslizar nas pistas de gelo. Elas são feitas de aço e cada equipe chega a ter mais de dez conjuntos, um para cada especificidade do percurso ou da temperatura.

Os atletas, por sua vez, precisam utilizar capacetes (do mesmo material de corridas de automobilismo) e uma sapatilha com 500 agulhas minúsculas na sola, que permitem dar tração no gelo na hora do push (largada).

Por fim, as pistas modernas são feitas de concreto e contam com um sistema de refrigeração para ficarem cobertas de gelo – com exceção da pista em St. Moritz, a única com refrigeração natural que recebe competições da Copa do Mundo e Copa Europa. O trajeto deve ter entre 1200 e 1300 metros e, no mínimo, 15 curvas.

Dicionário do Bobsled

2-man: competição de duplas masculina.

4-man: competição do quarteto, normalmente com quatro atletas homens.

Breakman ou breakwomen: responsável pela frenagem do trenó após o conjunto cruzar a linha de chegada.

Push: é a largada, onde os atletas empurram o trenó com as mãos para ganhar velocidade e depois entram no equipamento. Esse arranque dura 50 metros.

O Brasil no Bobsled

Criada em 1996 a partir do surgimento da Associação Brasileira de Bobsled, Skeleton e Luge (ABBSL), precursora da CBDG, a seleção brasileira de bobsled e skeleton é a equipe mais bem sucedida do país nos esportes de gelo.

A primeira atividade começou logo após a criação da entidade, com a formação da equipe masculina nas duplas e no quarteto. As primeiras competições começaram na temporada 1996/1997, com etapas da Copa América. Em 1998, o bobsled brasileiro chegou a conseguir o índice olímpico, mas não pôde competir por questões burocráticas.

Em mais de duas décadas, as duas modalidades acumulam conquistas, como duas medalhas de bronze no Mundial de Push de Bobsled em 2016, 27 medalhas em provas internacionais (onze ouros, três pratas e 13 bronzes), cinco participações na temporada da Copa do Mundo (02/03, 05/06, 14/15, 15/16 e 16/17) e quatro Mundiais (2003, 2011, 2015 e 2016).

Com o bobsled, o Brasil esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2002 (Salt Lake City), 2006 (Turim), 2014 (Sochi) e 2018 (PyeongChang). Já com o skeleton e monobob, o país competiu nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em 2016 (Lillehammer).

Conquistas do Brasil no Bobsled

2000 - Primeira medalha da história: bronze no 4-man em uma etapa da Copa América!

2002 - Bobsled brasileiro conquista seu primeiro ouro: vitória das mulheres na etapa de Calgary da Copa América!

2002 – Participação nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City, com a 27ª colocação no 4-man.

2003 - Brasil estreia no Mundial e na Copa do Mundo de Bobsled!

2006 - Equipe masculina de bobsled do Brasil conquista sua primeira medalha de ouro: vitória na Copa Challenge, em Königssee, na Alemanha.

2006 - Bobsled brasileiro participa dos Jogos Olímpicos de Turim e termina na 25ª colocação do 4-man.

2014 - Equipe feminina de bobsled do Brasil é campeã da Copa América de Bobsled na temporada 2013/2014.

2014 - Bobsled brasileiro disputa os Jogos Olímpicos de Sochi com o 4-man (28ª colocação) e o time feminino (19ª posição).

2015 - Equipe brasileira de bobsled 4-man é campeã da Copa América de Bobsled.

2016 - Brasil participa dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega! Jessica Victoria e Marley Linhares competiram no monobob, modalidade individual específica para esta competição.

2016 - Bobsled conquista duas medalhas de bronze no Mundial de Push de Bobsled, na Romênia.

2017 - Equipe masculina de bobsled é vice-campeã da Copa América de Bobsled no 4-man e no Combinado.

2018 – Equipe 4-man conquista a Copa América de Bobsled pela segunda vez.

2018 – Bobsled brasileiro participa de mais uma edição dos Jogos Olímpicos: 23º no 4-man e 27ª no 2-man.