Após três anos do título nacional, Felipe Kubo fala sobre evolução e workshop preparado para a Arena Ice Brasil

23 de julho de 2021

Foto: divulgação

Era 22 de julho de 2018 quando Felipe Kubo conquistou o título brasileiro de patinação artística sobre o gelo aos 14 anos de idade. Hoje, aos 17, a maior experiência e os treinos diários de alto nível na Shattuck St. Mary’s School, nos Estados Unidos, fazem dele um atleta ainda mais evoluído. E o melhor: capaz de compartilhar essa bagagem com os brasileiros. Neste domingo (25), a partir das 8h na Arena Ice Brasil, quase três anos exatos depois daquele título inesquecível, ele estará ministrando um workshop com aulas de edge, off ice, on ice tech e power skating.

Quem estiver presente, irá absorver um conhecimento que é fruto de muito empenho e dedicação. Afinal, não foram poucos os sacrifícios para alcançar tamanha evolução. Com a pandemia, Kubo preciso afastar-se inclusive dos técnicos por seis meses. Daí, foi preciso criatividade e improviso para se manter ativo.

“Enquanto fazia o isolamento aqui no Brasil, treinava através de ligações com meus técnicos nos EUA. Quando finalmente pude voltar ao gelo, sem previsão de competições, acabei trabalhando bastante a parte artística, os skating skills e as coreografias, o que no final foi muito bom, pois me rendeu uma scholarship do American Ice Theatre (AIT)”, diz, referindo-se a uma espécie de prêmio para receber mentorias do grupo que é famoso por capacitar e formar técnicos e coreógrafos. Com sede em Nova Iorque, possui filiais em algumas cidades norte-americanas.

O aprendizado junto à AIT, a ênfase dada aos saltos triplos durantes os treinos, bem como o aperfeiçoamento na própria patinação têm gerado resultados em competições. Foi assim, por exemplo, em abril, quando disputou o Skate Nashville e ficou em primeiro lugar no programa curto e segundo, no longo. O brasileiro somou 97,12 pontos no total, sua melhor marca até agora.

Kubo durante o Campeonato Brasileiro de Patinação de 2018 (Foto: Victor Lannes / Agência MT90)

Falando em competição, Kubo tem planos de disputar novamente o Campeonato Brasileiro. Marcado para os dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2021, o evento pela primeira vez será realizado na Arena Ice Brasil. Uma oportunidade para os presentes acompanharem um patinador ainda melhor que em 2018. Perguntado sobre o que poderia chamar mais atenção em comparação àquela oportunidade, diz: “Acho que os skating skills. Os saltos são sim importantes nas performances, mas esses elementos são apenas parte dos programas, deixando um grande espaço para você mostrar seus skating skills, coreografia e fluidez.”

Três perguntas para Felipe Kubo

Qual foi o campeonato mais marcante para você recentemente e por quê?
A mais importante, foi a competição ISU na Eslováquia. Era meu segundo evento ISU oficial e fiquei bastante ansioso. Foi minha estreia como júnior.

Em qual aspecto você entende que mais pode ajudar os patinadores através de seu workshop na Arena Ice Brasil?
Eu acho que mostrando para eles um exemplo de estrutura de treino que faço lá na Shattuck. São exercícios de edges, de saltos off e on ice, e de power. E a ideia é passar esses exercícios para que eles possam treinar sozinhos depois.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Arena Ice Brasil (@arenaicebrasiloficial)

O que você mais gosta na Arena Ice Brasil e como você a descreveria? Além disso, qual importância dela para o desenvolvimento dos esportes no gelo no Brasil?
Eu adoro a ideia de ter curling, hockey e patinação em um só lugar! É um ambiente muito legal, e com mais aulas e eventos, mais brasileiros ficarão ligados nesses esportes. É essencial termos centros permanentes como este para a prática no gelo. O ideal seria termos várias arenas espalhadas pelo Brasil, assim daríamos mais visibilidade à patinação, por exemplo, um esporte em forma de arte que com certeza atrairia muitos atletas.

Recomendados:

23/09/2021

Inscrições para o Brasileiro de Patinação Artística no Gelo e o Torneio Ice Brasil estão abertas

Competições serão realizadas entre os dias 17 e 19 de dezembro, em São Paulo, na Arena Ice Brasil

Twitter
Facebook

Ler mais

24/09/2021

Brasil conhece adversários no no Campeonato Classificatório para o Pré-Olímpico

Evento irá ocorrer entre os dias 10 e 15 de outubro, em Erzurum, na Turquia

Twitter
Facebook

Ler mais

06/09/2021

Larissa Paes faz excelente prova nos EUA e alcança vaga para a Copa do Mundo

Brasileira fez o recorde nacional na Desert Classic

Twitter
Facebook

Ler mais